Assosindicos DF se une ao combate do Aedes aegypti e alerta para focos de dengue em condomínios

04/02/2025 - Nomeação de agentes, mutirões de limpeza e tecnologia fortalecem ações contra a dengue no DF - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
04/02/2025 - Nomeação de agentes, mutirões de limpeza e tecnologia fortalecem ações contra a dengue no DF - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Condomínio sem dengue: um esforço que começa com o síndico


A Assosindicos DF (Associação dos Síndicos do Distrito Federal) manifestou seu apoio à campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. A iniciativa do Governo Federal, intitulada "Dez minutos por semana", ressalta a importância de ações simples e rápidas para eliminar focos do mosquito e proteger a saúde de milhares de pessoas.

A campanha, que conta com um investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão para 2024, tem como objetivo intensificar as ações preventivas, principalmente no segundo semestre, período em que as condições climáticas são mais favoráveis à proliferação do mosquito. O plano de ação abrange seis eixos, incluindo prevenção, vigilância, controle vetorial, organização da rede assistencial, preparação e resposta às emergências, e comunicação e participação comunitária.

A Assosindicos DF, atenta à problemática da dengue no Distrito Federal, tem se mostrado uma importante aliada no combate ao mosquito. A associação tem realizado diversas ações de conscientização junto aos síndicos e moradores de condomínios, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e da eliminação de focos do mosquito.

"Acreditamos que a união de esforços entre governo, associações e sociedade civil é fundamental para vencer a luta contra a dengue e outras arboviroses", afirma o presidente da Assosindicos DF. "Por isso, estamos engajados nessa campanha e vamos trabalhar em conjunto com os síndicos para garantir que os condomínios estejam livres de focos do mosquito."

A associação alerta para a importância de os síndicos ficarem atentos aos possíveis focos de dengue em seus condomínios, como caixas d'água destampadas, vasos de plantas com água parada, pneus e outros objetos que possam acumular água. Além disso, a Assosindicos DF incentiva os síndicos a promoverem ações de conscientização junto aos moradores, como palestras, distribuição de material informativo e divulgação de dicas de prevenção.

A campanha "Dez minutos por semana" é um importante passo no combate à dengue e outras arboviroses. Com ações simples e rápidas, é possível eliminar focos do mosquito e proteger a saúde de milhares de pessoas. A Assosindicos DF, ao apoiar essa iniciativa e alertar para a importância da prevenção em condomínios, demonstra seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população do Distrito Federal.

Simples atitudes fazem a diferença:
  • Esvazie garrafas PET, potes e vasos
  • Guarde pneus em locais cobertos
  • Limpe bem as calhas de casa
  • Mantenha a caixa d'água, tonéis e outros reservatórios de água fechados
  • Coloque areia nos pratos de vasos de plantas
  • Amarre bem os sacos de lixo
  • Não acumule sucata e entulho
  • Receba bem os agentes de saúde e os de endemias
Saiba mais no site do Ministério da Saúde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SICREDI
Canaã Telecom

Formulário de contato