Em uma iniciativa pioneira na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado Roosevelt (PL-DF) protocolou um projeto de lei que visa reconhecer a atuação das mulheres síndicas na capital do país. A proposta é instituir o Dia da Mulher Síndica a ser comemorado anualmente no dia 30 de março
O parlamentar decidiu apresentar o projeto após receber uma solicitação da Associação dos Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - ASSOSÍNDICOS/DF e Assosíndicos-DF Mulher, braço da entidade que representa as profissionais do segmento no Distrito Federal. A Assosíndicos-DF Mulher argumenta que, apesar da crescente presença feminina no setor, as mulheres ainda enfrentam desafios e preconceitos, o que torna a data uma oportunidade de reflexão e valorização.
Flávia Casagrande faz palestras por todo o DF falando de Stalking em Condomínios - Foto: Pedro Santos.
A presidente da Assosíndicos-DF Mulher, ao comentar sobre a proposta, declarou: "Estamos gratas ao deputado Roosevelt por atender ao nosso pedido e reconhecer o trabalho árduo e dedicado das mulheres síndicas no Distrito Federal. Com esta data, buscamos destacar o papel fundamental que essas profissionais desempenham na gestão dos condomínios e no bem-estar dos moradores", comentou Flávia Casagrande
Roosevelt, por sua vez, mencionou que a proposição é uma forma de homenagear e valorizar o trabalho das mulheres que atuam como síndicas. "Elas são verdadeiras líderes em suas comunidades, trabalhando para garantir um ambiente seguro, harmonioso e bem administrado para todos", disse o deputado.
Deputado Roosevelt ao comentar o projeto de Lei - Foto: Pedro Santos.
O projeto de lei agora segue para análise nas comissões da CLDF e, se aprovado, será encaminhado para votação em plenário. Se sancionado, o Dia da Mulher Síndica poderá ser incluído no calendário oficial de datas comemorativas do Distrito Federal, destacando o compromisso da Câmara Legislativa em reconhecer e valorizar a atuação feminina em todos os setores da sociedade.