CBMDF atendeu a ocorrência à 0h57 dessa 2ª feira. O homem de 72 anos sofreu queimaduras de primeiro grau e foi transportado ao hospital
Na madrugada desta segunda-feira (10/7), um incêndio de grandes proporções devastou um apartamento no condomínio residencial Max Home Mall, localizado na rua 7, em Águas Claras. O incidente deixou um idoso de 72 anos com queimaduras de primeiro grau nos membros inferiores, superiores e rosto. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado e realizou o atendimento à ocorrência às 0h57.
Fotos: Divulgação/CBMDF
Segundo relatos de um morador do edifício, que preferiu não se identificar, o alarme de incêndio não disparou e os detectores de fumaça não funcionaram adequadamente, o que dificultou a percepção do perigo pelos residentes. O idoso ferido conseguiu escapar por conta própria, mas apresentava dificuldades respiratórias devido à intensa fumaça no ambiente.
Inclusive, vários moradores do condomínio Max Home Mall relataram problemas adicionais durante a evacuação do prédio durante o incêndio. Além das falhas no sistema de detecção e alarme, houve reclamações de que algumas portas corta-fogo não estavam abrindo adequadamente, dificultando a saída segura dos residentes.
Segundo relatos dos moradores, em meio ao pânico causado pelas chamas e pela fumaça, algumas portas corta-fogo não se abriram como deveriam, impedindo a passagem pelos corredores e dificultando o acesso às rotas de fuga. Diante dessa situação, alguns residentes se viram obrigados a utilizar os elevadores para deixar o prédio, mesmo sabendo que essa não é uma prática recomendada em casos de incêndio, pois pode expor as pessoas a um risco ainda maior.
A utilização dos elevadores durante um incêndio é perigosa devido ao risco de falhas elétricas ou superlotação, além de ser possível que o fogo se propague pelos eixos de elevadores, colocando em perigo as pessoas que estiverem dentro deles. A orientação padrão é utilizar as escadas e seguir as rotas de fuga estabelecidas, especialmente quando existem portas corta-fogo que deveriam proporcionar uma saída segura.
As equipes do Corpo de Bombeiros chegaram prontamente ao local e iniciaram o combate interno ao incêndio, utilizando os extintores disponíveis no prédio para conter a propagação das chamas aos demais apartamentos. Os bombeiros também realizaram buscas no segundo andar, onde o fogo se concentrava, e orientaram os moradores a evacuar o edifício devido à quantidade de fumaça tóxica nos corredores, a fim de evitar a intoxicação.
Fotos: Divulgação/CBMDF
Após o incêndio ser controlado, os bombeiros solicitaram que os moradores abrissem as janelas de seus apartamentos para proporcionar ventilação adequada ao prédio. Infelizmente, apesar da pronta resposta das equipes de socorro, a residência atingida pelo fogo sofreu danos consideráveis em praticamente todos os cômodos.
A falta de funcionamento adequado do sistema de combate a incêndio no condomínio Max Home Mall despertou críticas dos moradores, que alegam terem relatado previamente as falhas à administração do edifício. Diante disso, espera-se que as autoridades competentes realizem uma investigação minuciosa para apurar as causas do mau funcionamento dos equipamentos de segurança e tomem as medidas necessárias para evitar a repetição de incidentes semelhantes.
O idoso ferido durante o incêndio foi prontamente encaminhado a um hospital particular em Águas Claras, onde recebeu os cuidados médicos necessários para tratar as queimaduras sofridas. Sua condição atual ainda não foi divulgada pelas autoridades.
Saiba mais: Incêndio destrói apartamento em Águas Claras e expõe falha no sistema de alarme de incêndio
É imprescindível que situações como essa sirvam de alerta para a importância da manutenção adequada dos sistemas de combate a incêndio em condomínios e edifícios residenciais. A segurança dos moradores deve ser uma prioridade, e é fundamental que os equipamentos de prevenção e alarme estejam em pleno funcionamento para garantir uma resposta rápida e eficaz em casos de emergência como incêndios.
Veja a reportagem do G1 DF: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/df1/video/moradores-de-predio-estao-sem-energia-eletrica-apos-incendio-em-apartamento-11769121.ghtml