Laje que sustenta reservatório de água desaba e danifica prédio no Riacho Fundo I



Laje com caixa d’água de 5 mil litros se rompe e deixa apartamentos inundados no DF


Prédio precisou ser evacuado e isolado. Defesa Civil analisa se estrutura do edifício ficou comprometida


No domingo (16/4), a laje que sustentava uma caixa d'água de 5 mil litros desabou em um prédio multifamiliar no no SPLM, conjunto 02, conhecido com Setor de Placa da Mercedes, no Riacho Fundo I, no Distrito Federal. Felizmente, não havia ninguém no apartamento afetado no momento do desabamento.

O reservatório caiu sobre um dos apartamentos e ficou por ali. No entanto, vários apartamentos e corredores ficaram inundados. Os bombeiros foram acionados e evacuaram o prédio por motivo de segurança, pois a estrutura do prédio e uma edificação vizinha foram comprometidas. 

A Defesa Civil interditou o prédio, realizou vistoria prévia para avaliar os danos sofridos e solicitou aos responsáveis pelo imóvel que solicitem avaliação técnica de engenharia para confirmar a extensão dos danos e grau de risco. Ninguém ficou ferido no incidente.


Vistorias periódicas em edificações

A inspeção predial é a chave para garantir a segurança das edificações, economizar dinheiro e evitar desastres como o ocorrido no prédio do Riacho Fundo I. Através da vistoria, é possível detectar possíveis problemas estruturais, elétricos, hidráulicos, entre outros, que podem colocar em risco a integridade física dos moradores, funcionários e visitantes.

A vistoria deve ser planejada  e realizada por profissionais habilitados, com conhecimentos técnicos específicos para identificar possíveis problemas e recomendar as medidas necessárias para a correção. Além disso, é importante que o síndico siga o manual das áreas comuns e recomendações das normas técnicas e de segurança estabelecidas pelos órgãos competentes.

A realização da vistoria periódica deve ser encarada como uma medida preventiva, pois permite a identificação antecipada de problemas e sua correção antes que se transformem em acidentes graves. Portanto, é fundamental que os proprietários e síndicos de edifícios estejam atentos a essa questão e garantam que as vistorias sejam realizadas regularmente, para garantir a segurança e a tranquilidade de todos.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica, especializado em Tecnologia da Informação e Comunicação. Atualmente, é Editor-Chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Possui ampla experiência como jornalista e diagramador, com registro profissional DRT 10580/DF. https://etormann.tk | https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SICREDI
Canaã Telecom

Formulário de contato